Tel. 224 801 840
Seg. a Sex - 8h às 21h
Sábado - 8h às 13h

Medicina no Trabalho

Os profissionais da Policlínica São Brás exercem Medicina no Trabalho há mais de 20 anos, visando sempre a prevenção de riscos profissionais e a promoção da saúde dos trabalhadores, sendo estes os objectivos principais nesta área de intervenção.

Os serviços na área da Medicina no Trabalho vêm de encontro quer às necessidades dos nossos clientes, quer aos requisitos da Legislação em vigor.

Principais serviços de Medicina no Trabalho

- Realização de exames médicos e exames complementares de diagnóstico adequados ao posto de trabalho

- Organização e manutenção dos registos clínicos e outros elementos informativos relativos a cada trabalhador.

- Promoção e vigilância da saúde dos trabalhadores (Lei 35/2004).

- Elaboração de Ficha de Aptidão Profissional (Portaria 299/2007).

- Organização dos elementos de Medicina do Trabalho e elaboração do Relatório Anual de Actividades

- Organização dos elementos estatísticos relativos à área de saúde.

- Análise dos postos de trabalho na perspectiva da Saúde Ocupacional

Higiene e Segurança no Trabalho

O Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho envolve um processo contínuo e interactivo de verificação e implementação de condições que favoreçam o bem estar dos trabalhadores nos locais de trabalho. Os nossos serviços orientam-se para a adaptação do trabalho ao homem e deste à sua função.
Os objectivos gerais a atingir são:

- Bom desempenho profissional dos trabalhadores.

- Prevenção de acidentes e doenças profissionais.

- Melhoria da qualidade do trabalho.

- Aumento da produtividade.

Tal como nos serviços de Medicina no Trabalho, os serviços de consultadoria nas áreas de Higiene e Segurança no Trabalho vêm ao encontro dos requisitos da legislação em vigor e das necessidades dos nossos clientes. Neste sentido, asseguramos apoio nos seguintes domínios:

- Informação Técnica, na fase de projecto e de execução, sobre as medidas de prevenção relativas às instalações, locais, equipamentos e processos de trabalho.

- Identificação e avaliação dos riscos para a saúde e segurança no local de trabalho.

- Controlo periódico da exposição a agentes químicos, físicos e biológicos.

- Planeamento da prevenção, integrando, a todos os níveis e para o conjunto das actividades da empresa, a avaliação dos riscos e as respectivas medidas de prevenção.

- Análise dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais.

- Inspecções e auditorias internas.

- Avaliações de Higiene Ocupacional.

- Cumprimento dos requisitos legais no âmbito da Higiene e Segurança no Trabalho.

- Informação aos colaboradores sobre os riscos para a segurança e saúde, assim como medidas de prevenção e protecção.

Assim a política de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho da Policlínica São Brás, assenta no modelo de uma equipa multidisciplinar, organizada de forma a responder eficazmente às necessidades encontradas.

Policlínica São Brás